top of page

Buenos Aires: Expectativa x Realidade

Atualizado: 2 de jul. de 2019

Antes de irmos para Buenos Aires, havíamos feito uma listinha de tudo o que esperar da cidade. Coisas ruins e coisas boas. Hoje, depois que voltamos, nos deparamos com gratas surpresas e aqui está um pouco das nossas percepções.


Buenos Aires
Buenos Aires

A COMIDA


Doce de leite Expectativa: Não passa de marketing Realidade: A Argentina tem absolutamente TUDO de doce de leite. Até no MC Donald's tem casquinha de doce de leite. E é maravilhoso, porque o doce de leite deles é muito saboroso, o melhor que já entrou em nossas papilas degustativas, rs. #Dica: Compre em supermercados. Compramos no mercado Disco e foi muito mais barato que no Brasil. Lá há uma variedade de marcas e tamanhos. Só escolher o seu e ser feliz!!! Alfajor Expectativa: Só vai ter Havanna.

Realidade: Existe um infinidade de alfajores na Argentina de todos os preços e sabores. Os mais gostosos que comemos foram de fato o Havanna e uma outra marca chamada Cachafaz. 

#Dica: Em todos os lugares vende-se alfajores individuais e vc pode experimentar até decidir de qual gosta mais. Depois vá novamente ao Disco e escolha a caixa que quiser levar. Lá é mais barato, mesmo os Havannas.


Alfajor Cachafaz
Alfajor Cachafaz

Cafés

Expectativa: Nem lembrava disso.

Realidade: A verdade é que se você está na rua em Buenos Aires e tropeçar vai cair dentro de algum café, gostoso e charmoso.

Eu ouso dizer que deve existir um café por habitante... Hahahaha. Exageros à parte, para nós que somos aficcionados em fazer um pit stop para um cafézinho, lá foi o paraíso.

#Dica: Na Avenida Santa Fé, no bairro da Recoleta, tem um café muitp charmozinho chamado El Trebol, que serve café da manhã completíssimo para 4 pessoas por apenas R$70,00.



A carne Expectativa: Carne maravilhosaaa. Realidade: Carne maravilhosaaa. A carne é realmente muito boa e o melhor é que qualquer restaurante tem ótimos cortes a preços muito acessíveis. #Dica: Não precisa ir num restaurante famoso para comer carne boa. Fomos no restaurante Campo Porteño 8 que fica na frente do Cemitério da Recoleta e possui promoções de pratos com muuuuita carne que servem muuuuuito bem 2 pessoas por míseros R$55,00.


Churrasco em El Grand Paraíso
Churrasco em El Grand Paraíso

A CIDADE

Buenos Aires Expectativa: Ah, deve ser até legal, mas deve ser velha e nada demais. Realidade: Desembarquei em Paris? É isso mesmo? A cidade é linda, lembra muito a Europa. Alem disso é fácil andar por lá pois é totalmente plana. Se cansar vc pode pegar um metrô, ônibus ou Uber, que por aquelas bandas é super barato. Há várias linhas de metrô que servem muito bem os bairros da cidade. E aonde ele não chega, sempre tem um busão colorido pra te levar até lá.

#Dica: Explore ao máximo a cidade a pé porque cada esquina pode te revelar uma surpresa (aconteceu com a gente). Às vezes, o metrô te esconde de ver coisas insusitadas. Se o cansaço realmente pegar, veja a possibilidade de ir de ônibus.

Buenos Aires
Buenos Aires


Os preços Expectativa: Tudo muito caro. Teremos que comer empanadas todo dia. Realidade: A comida é boa e barata e é isso. Qualquer lugar sempre tem uma opção mais em conta, da carne à empanada. Já as compras não valem a pena, nem com o dinheiro mais fraco que o nosso. Não encontrei roupa nem sapato por preços convidativos. Cacarecos tem de tudo. Eu comprei um sino de mesa num antiquário que saiu 290 pesos. Muuuuito barato, mas isso não se aplica a tudo, infelizmente. #Dica: Os preços para comer são baixos, mas se puder, vá ao mercado e faça uma pequena compra. Pode acabar compensando mais e você terá opção de experimentar produtos locais.

Os argentinos Expectativa: Seremos mal tratados e as pessoas não terão paciência com nosso portunhol. Realidade: Fomos muito bem tratados em todos os lugares que estivemos. Há muitos brasileiros em Buenos Aires e parece que os portenhos já estão bem acostumados com a gente. Algumas pessoas até paravam para nos explicar a história dos pontos turísticos quando viam nossa cara de ué. #Dica: Não custa nada mandar um buenos dias ou um gracias na hora de ir embora né?! Isso é cortês em qualquer lugar do mundo.

O transporte público

Expectativa: Metrô será a única coisa que eu pegarei lá e não se discute.

Realidade: A cidade é bem servida de metrô e ônibus. Para quase todos os principais pontos turísticos é possível chegar de metrô, mas para ir a alguns lugares tivemos que recorrer a Uber e ônibus. Por exemplo, para ir ao La Bombonera e Caminito só desses dois jeitos pois não tem metrô. O ônibus está longe de ser o melhor do mundo e o metrô também não é dos mais confortáveis. O Uber também resolve bem, mas não seja exigente, os carros, mesmo o Select não são os melhores.

#Dica: É preciso comprar o cartão Sube para embarcar no ônibus que não aceita pagamento na hora. Há em várias lojas de conveniência chamadas kioscos ou casas lotéricas, etc. No metrô tbm dá pra comprar o Sube na hora e carrega-los em máquinas nas estações, com dinheiro. A passagem é barata, em 2019 era apenas 190 pesos.


ÍCONES DA ARGENTINA


Evita Perón Expectativa: Produção de Hollywood com Madona cantando Don't cry for me Aregntina. Realidade: É um dos ícones mais emblemáticos da Argentina. As pessoas tem uma verdadeira veneração por ela. Por isso o cemitério da recoleta é considerado um ponto turístico de grande relevância, pois é lá que ela descansa em paz. Muitas pessoas vão lá apenas para conhecer seu túmulo. #Dica: Na Casa Rosada há um tour onde vc pode acessar o balcão onde ela fez seu último discurso tão famoso no filme Evita.


Show de Tango Expectativa: Finalmente verei o Al Pacino dançando Tango. Realidade: Não espere ver tango raiz com uma dama de vestido preto e uma rosa vermelha na boca. O show, lembra mais um musical e conta a história do tango, desde a sua criação até os dias de hoje. Nós fomos ao Madero Tango. A vista é linda pois a casa fica de frente para o Porto Madero. As mesas na pista são bem cheias. O show em si é muito bem elaborado unindo cenas com atores e cenas multimídia projetadas em um telão. É bem turístico. Destaque para os músicos que tocam ao vivo cada nota sem errar e a apresentação da música Não chore por mim Argentina muito bem cantada.

#Dica: compramos o ingresso apenas para o show, sem jantar e sem transfer no decolar.com. Foi bem mais barato ir de Uber e comer fora do que pegar pacote com transfer e jantar.

#Dica2: Sempre há alguém dançando tango nas ruas de Buenos Aires. A gente deu a sorte de no finalzinho da feira de San Telmo encontrarmos esse casal dançando uma milonga.


Casa Rosada

Expectativa: Mais um prédio do governo chato e sem graça.

Realidade: Um prédio do governo sim, mas com muita história e estilo. Estar na Casa Rosada é conhecer um pouquinho da história do povo argentino, mas muito mais o estilo dos Peróns, iconizado pela imagem da Evita. Destaque para o salão da imprensa que sempre vimos nas coletivas que passam na TV. Lindo, iluminado pelos seus inúmeros espelhos, pra mim foi o ponto alto do passeio, que é bem curtinho e não vai atrapalhar sua agenda.

#Dica: A Casa Rosada oferece um tour gratuito aos sábados com hora marcada. Para se inscrever é necessário entrar no site https://visitas.casarosada.gob.ar/ 15 dias antes para agendar sua visita.


O FUTEBOL


O futebol da Seleção Expectativa: Muito importante, mas pela falta de vitórias as pessoas perderam o interesse. Realidade: Respiram futebol. As pessoas lá veneram todossss os jogadores da seleção de hoje e de sempre. Até na Casa Rosada tem imagem de futebol. Mas apesar desse amor as pessoas são concisas na hora de comemoração. Estávamos lá durante o jogo contra o Qatar, mas nem sabiamos que a Argentina estava ganhando pois eles não fazem nem de longe a algazarra feita no Brasil. #Dica: no Caminito tem bonecos de vários jogadores em praticamente todas as lojas e vc pode tirar fotos a vontade com eles. Tour no boca (esse deixei pra o meu marido vidrado em futebol responder).

Expectativa: Vou ficar de boca aberta com o estádio

Realidade: Fizemos o tour mais completo, que dá direito ao museu e um tour guiado pelo estádio e vestiário do Boca. O que impressionou foi a arquitetura quase vertical do estádio, mas as demais áreas não tem nada demais. Achei que poderia ter também mais informações sobre a construção do estádio e a rivalidade com outros times locais. A companhia de um guia e a visita ao vestiário não valem a diferença no valor do outro tour mais barato.

#Dica: Há um tour mais em conta onde é possível conhecer apenas o museu e o estádio. Para quem não é tão doido por futebol, pode ficar com esse mesmo.


Campo La Bombonera
Campo La Bombonera

Pra fechar eu poderia dizer que Buenos Aires é realmente um destino que vale muito a pena. A apenas poucas horas do Brasil, custo benefício que compensa muito e uma experiência bem internacional, mesmo repleto de brasileiros por lá.


Logo mais falaremos do nosso roteiro na cidade por 4 dias...


Are you ready for action?

36 visualizações0 comentário
bottom of page