top of page

Uma voltinha por São Luís do Maranhão

Quebramos a cara!

Sabe aquelas cidades que vc não espera nada porque nunca imaginou nada dela?

Pois é. Assim foi São Luiz.


Chegamos com tudo meio conturbado, o carro deu ruim, a pousada deu ruim, mas São Luís deu bom!


A capital desse estado imenso é aquele lugar que não dá vontade de ir embora porque a vibe é muito boa e as pessoas são receptivas e acolhedoras.


E quem acha que o país é só Tropical tá bem errado viu, porque a bem da verdade é que moramos num país quase equatorial! Entendemos isso assim que chegamos, por que aquele calor não era normal pra gente que mora em SP.


Enfim, sem mais delongas, fizemos uma listinha do que surpreendeu a gente nos poucos dias que ficamos por lá e porque vale a pena fazer um pit stop e conhecer essa capital acolhedora que assou nosso coração.


1. Uma maré que varia 7 metros e deixa o rio da cidade parecendo um oásis no meio de carros e prédios

Nunca tinha visto um rio tão seco, que de tão seco não se pode nem navegar até a maré estar totalmente cheia. A visão é de impressionar, porque enquanto a maré estava baixa, passaram uns Guarás solitários buscando um petisquinho. Juro que parecia um quadro.

Aliás você sabia que o porto público mais profundo do Brasil fica em São Luís? Não sabia? Agora sabe!



2. Um centro histórico preservado, seguro e livre para andar por onde quiser

Claro que poderia estar muito melhor mas os prédios não são pichados e muitos deles ainda preservam suas fachadas originais com azulejos e sacadas que lembram Porto e Lisboa. Aliás, muitos desses azulejos vieram de Portugal mesmo, por isso a semelhança.

Local tranquilo para andar e apesar de velho não tem cara de abandonado.

Eu dividiria o centro em duas partes, uma alta e uma baixa. Na parte de baixo tem a famosa Rua Portugal, com inúmeros prédios azulejados e o Mercado das Túlias, simples mas onde encontramos de tudo. Tinha castanha, pinga com caranguejo, artesanato, rapadura e... com preços ótimos!

O centro tem opções de comida de todos os preços, sorveteria, café, tem de tudo!

Sem cheiro de xixi e com banheiro público limpo de graça com papel e sabão. Aleluia!


3. Gastronomia de lamber os beiços e com preços acessíveis

Sim. Mesmo não tendo explorado tanto essa parte conhecemos 2 lugares ótimos: restaurante Senac com um atendimento impecável e comida saborosíssima e a Casa Real Empório que tem café pra todo gosto (inclusive café com leite sem lactose), bolos variados e uma decoração colonial com artigos mais antiguinhos que dão um charme à cafeteria.

Completamos o bucho com dois sorvetes incríveis de Murici e Cupuaçu. Aí a gente não aguentava mais nada mas a dona da sorveteria era tão fabulosa que convenceu a gente de ficar sentados na mesinha e esperar esvaziar pra mandar pra dentro os sorvetes.


4. Lembrancinhas de montão pra colocar na estante

Não acredita??? Olha esse bumba meu boi de paixão, todo colorido. E com preço de atacado tá?!


5. Beleza além da praia

As praias de São Luís não são muitas mas vale a pena tirar os olhos do mar e ver o seu entorno.


Além do Centro Histórico que já falei lá em cima, dá pra curtir aquele fim de tarde na praia de Ponta de Areia e conhecer o tal espigão, que na verdade é um píer de quase 600 metros dentro do mar e que no final te dá uma vista linda da orla.



Andar por ali é uma delícia pois há um gramado verde e um mini forte! Até cair a noite várias barraquinhas se concentram por ali enquanto as crianças brincam pra lá e pra cá apenas sendo felizes!


6. Calor, Sol e Chuva

O calor não é brincadeira, por isso a roupa tem que ser leve. Eu errei feio. Estava com um vestido lindo, porém, longo e quase assei dentro dele. Mas as fotos ficaram lindas não foi? Rs.

Também não dá pra brincar com o rei dos astros pois ele não dá trégua então precisa reforçar o protetor e se hidratar muito!

Mas apesar disso, lá chove a qualquer hora, principalmente nos meses de Janeiro a Maio, mas mesmo em Junho, que foi o mês que estivemos por lá, caíram umas gotinhas.



São Luís é tudo isso aí e muito mais.

Estávamos apenas de passagem por São Luís para a nossa ida para Lençóis Maranhenses, mas não é nada justo, isso porque a cidade tem tanta coisa pra mostrar e apresentar para que passa por lá que vale dar um esticadinha.


Se gostou desse conteúdo, segue a gente no Insta que está tudo ao vivo e a cores.

@cacarecosdeviagem.


Where to next?



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page