• cacarecos de viagem

Verona além da Julieta

Atualizado: 29 de Ago de 2019

Romeu e Julieta e ponto. É por isso que as pessoas vão à Verona.


No fim do dia, todo mundo quer ver o tão famoso balcão de Julieta.

Acho que eu nunca conheci uma ficção que tenha feito um lugar parecer tão real. Estando lá você realmente acredita que as famílias Capleto e Montéquio existiram. Que Julieta e Romeu realmente tiveram uma história de amor e que toda aquela tragédia mexicana, digo italiana, digo britânica, aconteceu.


Verona é uma cidade bonitinha no Veneto, mesma região da famosinha Veneza. Aliás, de lá até Verona não dá 1 hora de trem.

Verdade que o must da cidade é a casa que Julieta morou, ou teria morado se ela tivesse existido, mas ir além disso nos rendeu algumas outras boas surpresas.


Por ser uma cidade pequena, não há necessidade de mais de 1 dia para ver tudo e se vc tiver foco, meio período será o suficiente.


Como não sabiamos disso, saímos de Veneza no fim do dia e fomos para Verona. Dormimos lá e depois demos uma pernada.


Chegamos de trem na estação Porta Nuova e fomos andando até o nosso quarto. A estação fica muito perto do centro e é possível ir a pé até lá.


Estação Porta Nouva

Ficamos em uma espécie de pensão com banheiro compartilhado. Estava tudo muito limpo e se não fosse o cheiro de curry dos indianos responsáveis pelo local, teria sido perfeito, rs.


Uma tarde em Verona


A Arena de Verona

De lá fomos andando e demos de cara com um "Coliseu", bem menor e bem mais conservado: a Arena de Verona, que data do século I.

Decidimos entrar, mas a atração é paga. Como a cidade é muito tranquila, praticamente não pegamos fila, se é que dá pra chamar duas ou três pessoas de fila né?!


Arena de Verona por fora

O teatro está absolutamente inteiro, tanto que as arquibancadas ainda são percebidas.

Arquibancada da Arena de Verona

O local está em tão bom estado, que é utilizado frequentemente para shows. Na ocasião havia um palco montado de um show da noite anterior. 

Acho que é um passeio que vale a pena, pois vc pode acessar locais que no Coliseu mal existem.



Piazza dei Signora

Essa é uma pracinha muito simpática no centro de Verona. Bem típica européia com restaurantes e cafés ao entorno.

Piazza dei Signora

Acontece uma feira com coisas para vender, como queijo, presunto parma, porcheta, que é um tipo assado de carne de porco desossada, gorduroso, saboroso e húmido da tradição culinária italiana.

Porchetta

Há também gigantes azeitonas e grãos de todos os tipos. Hummm. Claro que também tem vinho né gente. Não bebemos, então não sabemos dizer se era bom ou não. Demos uma voltinha por lá e experimentamos de tudo um pouco. Depois andamos e perder tudo que consumimos ali.



A Casa da Julieta

Aí você chega no fervo. Cara. Que fervo.

O lugar é muito cheio. Nada daquilo que vc vê no filme Cartas para Julieta. 


Fervo na Casa de Julieta

Vc entra por um portão bem antigo, de ferro. Mas de lá de fora já vê a estátua dela. É possível ver as paredes todas escritas em canetas coloridas e post it's colados. Em vários locais, onde era possível, os apaixonados deixaram cadeados coloridos, grandes e pequenos, de todos os formatos.

O jardim onde há o balcão é bem pequeno e parece ainda menor com a quantidade de pessoas. Olhando para o alto vc avista a multidão de turistas acessando o balcão e tirando fotos. A entrada na casa, que permite o acesso até lá, é paga. Achamos que não valeria a pena então ficamos apenas do lado de fora.

Balcão de Julieta

#pausaparaavergonhaalheia Há uma estátua da Julieta e várias pessoas posavam para fotos com as mão no seu seio direito. Eu não sabia direito o que era então fiz o mesmo. Hahahaha. Depois vi no Google que as pessoas acham que traz sorte. Passei o mico a toa. 

Dá licença Julieta

De lá trouxe o meu cacareco. Bem básico e caro. Um livrinho aberto com o casal apaixonado. Mas é fofinho vai! Tentei achar algo com preço de lembrancinha, mas foi difícil pq na lojinha na casa da Julieta quase tudo tem preço de presente.

Romeu e Julieta

De lá fomos dar um rolê na cidade. Passamos uma ponte sobre o rio Ádige. A vista é linda. Parecia um quadro.

Rio Ádige

Continuando chegamos à casa do Romeu. Tadinho, ninguém vai lá. E tbm é mais uma casa com um balcão, bem típica de Verona. Nem tiramos fotos, sorry!


A tumba da Julieta

Esse é um outro lugar que existe, mas de fato não. De qualquer forma há um jardim bem bonito e uma placa escrita Tomba de Julieta. Vc até entra no clima e começa a acreditar que pode ser verdade. As pessoas entram e passam com tanto respeito. Dá até um pouco de vergonha de tirar foto... Mas gente, pelo amor, ela não é real!!!


Bom, nas nossas andadas passamos por igrejas e prédios com enormes pateos vazios. Vc pode entrar e sair sem pagar nada. Isso é bom porque depois que vc gasta bicas em outras cidades da Itália, é bom dar uma folga pra o bolso.


De Verona voltamos para Florença, onde estávamos baseados. É possível fazer isso também. Não é tão perto quanto de Veneza, pouco menos de 3 horas, mas vale a pena se já estiver por aquelas bandas.


E aí? Where to next?


9 visualizações
Sobre nós

Somos um casal apaixonado por viagens e as experiências que trazemos no coração e na mala.

São muitas lembranças e cacarecos.

Dê uma espiadinha

© 2020 by Cacarecos de Viagem

Próximo Cacareco
  • Cacarecos de Viagem