• cacarecos de viagem

Resumão + Lima!

Atualizado: 6 de Mai de 2019

Entre Cuys (o nosso porquinho da Índia servido de muitas maneiras) e empanadas, você enche a barriga de milho, batata e Chicha Morada... Hummm.


Aproveito a cidade de Lima para dar um "Até logo Peru..."


Não tem cacareco de lá, mas tem algo especial que trago toda vez que visito uma praia: Pedras ou conchinhas. Bom, no caso de Lima, pedras grandes pedregulhos. Alguns com aproximadamente 3 quilos (claro que eu não trouxe uma pedra de 3 kg).


Fiquei impressionada, pois já havia visto praias de pedra em Brighton, na Inglaterra, mas como em Lima, nunca. Lá as pedras, além de grandes tem uma coloração cinza escuro, esverdeado, avermelhado... Pra completar lembre-se que estamos lidando com um Pacífico gelado e cinza, o que torna tudo muito diferente!

Mas o mais legal é olhar para trás e ver grandes falésias onde repousa uma Lima cosmopolita e agitada que funciona das 11 às 11. Sim, porque Lima não pára. É possível passear tranquilamente e com segurança pelas ruas da cidade até bem tarde, principalmente no bairro de Miraflores, que é bem movimentado e possui policiamento em cada esquina.


Senti falta apenas do metrô. Lá há muitas linhas de ônibus e vans que te levam para muito lugares. O ruim é que você precisa saber qual o itinerário com antecedência para não pegar o ônibus errado. Outra coisa importante é ter dinheiro trocado à mão, pois a passagem é comprada dentro do ônibus. Em 2019 o preço era 1,50 soles. Bem baratinho né?!


A verdade é que Lima é o melhor ponto final para encerrar uma viagem pelo Peru. Depois de tanto sofrer com a altitude, você encontra uma cidade plana, no nível do mar e com

infraestrutura que não deixa devendo para nenhuma capital.



Um país fantástico, não apenas por causa das belezas naturais que a cordilheira dos Andes faz questão de revelar a cada quilômetro percorrido (e foram muitos), mas pelo sincretismo em todas as esferas. Ainda não sei se são incas que falam espanhol ou espanhóis que falam quechua?


Ah Peru, o colorido de suas roupas, tapetes e tolhas dialoga com suas ruas de pedras e casas marrons de paredes inclinadas.


Sempre pensei que Peru = Machu Picchu. Tolinha eu. Machu Picchu é maravilhoso, mas sem a história que permeia aquele local e o povo que viveu ali, seria apenas mais uma vila de casas de pedras sem telhado, com uma bela montanha ao fundo. Pelo seu contexto, elevo Machu Picchu ao título de Arte (rs, quem sou eu pra fazer isso?).

Cusco, Ollantaytambo, Águas Calientes, Machu Picchu Pueblo, Pukará, Puno, Uros, Taquile, Lima... Ah Lima, sua danada.


Resumão pra fechar

Se pudesse resumir em uma lista eu diria:


>> Conheça um pouco da sua história antes e depois dos espanhóis.


>> Tente decorar o nome dos deuses incas para não se perder tanto: Pachammama, Wiracocha, e tantos outros.


>> Procure entender o sincretismo cultural e principalmente religioso porque vai te ajudar a entender porque eles servem porquinho da índia nas representações da última ceia.


>> Quechua é uma língua e não só uma marca de artigos esportivos.


>> A altitude não mata e você não sente imediatamente, por isso não pense que vai ficar zerado o tempo todo.


>> Tome chá de coca só até umas 17h se tem problemas com cafeína para dormir...


>> ...e se o chá de coca não resolver, compre pílulas para o mal de altitude que eles chamam de Sorochi. Aliás, tem uma pílula com esse nome.


>> Se tem problemas respiratórios se prepare e leve soro para o nariz pois o tempo seco vai te incomodar.


>> A culinária peruana vai muito além do Ceviche, por isso, experimente o que vier pela frente.


>> A Lhama é engraçada, mas a Alpaca é dócil e fofinha.

>> No Titicaca faça um passeio de gôndola pelas ilhas de Uros, muito mais barato que Veneza.


>> Existem muitas outras coisas para se conhecer no Peru além de Machu Picchu e Cusco, vá além.


De resto, curta, experimente e não faça julgamentos. Dê risada do que der errado e divirta-se, afinal, você está no umbigo do mundo!


Where to next?

16 visualizações
Sobre nós

Somos um casal apaixonado por viagens e as experiências que trazemos no coração e na mala.

São muitas lembranças e cacarecos.

Dê uma espiadinha

© 2020 by Cacarecos de Viagem

Próximo Cacareco
  • Cacarecos de Viagem